Pessoal, esse texto é uma conclusão que faz parte de um artigo que estamos analisando, é bem interessante, ele foi feito por professores que aplicaram um método onde foi inserido a música para processo de aprendizagem da Língua Inglesa em alunos do Ensino Fundamental.
5. CONCLUSÃO
Trabalhar com a música sempre foi questionável por muitos professores, principalmente pelo fato de saber como trabalhar usando a música. As atividades que envolviam música ficavam como alguma coisa para passar o tempo. Os alunos ouviam e preenchiam as lacunas, muitas vezes sem saber o que estavam falando, ou então, por mera tradução das palavras. Trabalhar com os diversos gêneros e com a sequência didática traz uma nova perspectiva para aqueles que gostam de trabalhar com música. Em vista dos resultados apresentados vemos que o trabalho com música e sequência didática permitem contextualizar vários objetivos do ensino aprendizagem e dar-lhes significado de uma forma prazerosa e efetiva para os alunos, o que traz maior satisfação para os professores..
A aplicabilidade desta sequência, a partir das canções escolhidas, como instrumento de ensino aprendizagem por professores de diferentes realidades da rede pública mostrou-nos que é possível alcançar um resultado positivo e satisfatório aproximando a teoria e a prática. O que demonstra que as atividades devem ser criadas, adaptadas ou transformadas em função das necessidades dos alunos, da história didática do grupo, sua faixa etária, do momento escolhido para a aplicação do trabalho. Ao trabalhamos com a música temos a oportunidade de explorar bem a oralidade e o trabalho em equipe. Há envolvimento de todos, professor-aluno, aluno-aluno promovendo o interacionismo sócio - discursivo.
Os alunos apreciaram muito esta forma de aprendizagem.
Cristina Teixeira Vicentini SEED/UEM
Rosângela Aparecida Alves Basso
Se quiserem ler o artigo completo segue o link.
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2293-8.pdf
Abraços.
Adriana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário